O futebol é feito de conquistas. E a grandeza de um clube medida pelos seus títulos conquistados. Por isso, as competições tem um papel fundamental no futebol.
Os campeonatos e copas são o objeto de desejo dos clubes e investimentos milionários são feitos, todos os anos, para conquista-los.
Não se sabe ao certo quantas competições de futebol existem no mundo. Mas são muitas. E muitas mesmo. Só no Brasil, por exemplo, a CBF organiza 203 competições por ano, considerando estaduais, torneios de juniores e as varias divisões de cada competição.
Mas, quais os principais campeonatos de futebol do mundo?
A resposta é simples e direta: a copa do mundo, a Champions League (Europa), a Premier League (Inglaterra), a La Liga (Espanha), a Serie A (Itália), a Bundesliga (Alemanha), a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro.
O Leitura de Jogo traz um pequeno resumo destas oito principais competições do futebol que sem lugar a dúvidas, fazem parte das mais importantes disputas esportivas do planeta. Competições disputadas pelos Maiores Clubes do Mundo
Confira quais são elas:
Copa do Mundo
A última copa do mundo (2018) contou com a audiência de 3,5 bilhões de pessoas no mundo todo. Sem duvidas, é a competição de futebol mais importante do planeta. Disputada por 32 seleções representando todos os continentes do mundo, este é o troféu mais cobiçado no futebol. A competição é disputada de 4 em 4 anos em um país sede eleito pela FIFA e as fases eliminatórias nos continentes duram 2 anos, sempre os dois anteriores a disputa do mundial.
O Brasil é o país com mais conquistas, com 5 no total, seguida pela Alemanha e Itália com 4, Argentina, Uruguai e França tem 2 títulos, e Inglaterra e Espanha tem 1 conquista.
?Site Oficial da Copa do Mundo
Champions League
A Champions League é o troféu mais cobiçado da Europa e conquista-la é o sonho maior de qualquer clube europeu.
O caminho para chegar a Champions é longo. As 57 equipes classificadas pelos países que não tenham vaga direta na fase de grupos, podem ter de passar por até quatro fases classificatórias para que 10 equipes juntem-se a outros 22 clubes para a disputa das fases de grupos.
O maior campeão da Champions League é o Real Madrid, com 13 conquistas, seguido do Milan, com 7 troféus, Liverpool com 6, Bayern e Barcelona com 5, Ajax 4 conquistas e Inter de Milão e Manchester United fecham o grupo dos maiores campeões com 3 conquistas cada um.
?Site Oficial da Champions League
Premier League
O futebol nasceu na Inglaterra e o país conta com aquele, considerado por muitos, o principal campeonato nacional do mundo: a Premier League. E não é por acaso. A Premier League é a competição que mais cedeu jogadores para a Copa do Mundo de 2018, com 130 jogadores, quase 50 a mais que a Espanha, segunda colocada. Só o Manchester City, por exemplo, cedeu 16 jogadores ao mundial, um time inteiro com banco de reservas completo.
Estes e vários outros fatores fazem da Premier League um torneio de altíssimo nível, disputado por 20 clubes em dois turnos, sendo o maior pontuador declarado campeão.
Leia também: Como funciona a Premier League
Disputada neste formato desde a temporada 1992/93, a Premier League tem no Manchester United o maior campeão da historia com 13 conquistas, muito a frente do Chelsea, segundo maior vencedor com 5 troféus e o Manchester City com 4. Na sequencia, o Arsenal tem 3 conquistas e Blackburn Rovers e Leicester, fecham esse seleto grupo com 1 conquista cada um.
Curiosamente, o Liverpool, maior campeão inglês antes da criação da Premier League, não tem nenhum título do torneio.
?Site Oficial da Premier League
La Liga
Também conhecida como a Liga das Estrelas, a primeira divisão do campeonato espanhol, chamada oficialmente de La Liga, reúne as 20 principais equipes do futebol espanhol e é disputada no modelo de pontos corridos, com turno e returno, sendo o maior pontuador declarado campeão.
Disputada desde 1929, a La Liga tem no Real Madrid o seu principal campeão, com 33 conquistas, seguido do Barcelona, atual campeão, com 26 conquistas. Na sequencia temos o Atlético de Madrid com 10, Atletich Bilbao com 8, Valencia com 6 e Real Sociedad com 2 títulos. La Coruña, Sevilla e Betis, com 1 conquista cada um fecham o grupo dos campeões.
Série A
A Lega Nazionale Professionisti Serie A, mais conhecida como Serie A, é o campeonato nacional da primeira divisão italiana. Esse campeonato foi sucesso de transmissão no Brasil nos anos 80 e 90, principalmente pela TV Bandeirantes, mas também pela Rede Globo de televisão. É disputada por 20 equipes em jogos de ida e volta, sendo o campeão o maior pontuador na soma de todos os confrontos.
Disputada desde 1909, a Serie A italiana tem a velha senhora Juventus como o maior campeão com 35 conquistas, seguido dos dois clubes de Milão, Internzionale e Milan com 18 troféus cada um. Na sequencia, o Genoa venceu 8 vezes a Serie A, e Pro Vercelli, Bologna e Torino venceram 7 vezes cada um. Roma e Lazio, ambos clubes da cidade de Roma tem 3 conquistas cada um, enquanto que Napoli e Fiorentina tem dois troféus. Casale, Novese, Cagliari, Verona e Sampdoria fecham o grupo dos campões italianos, com 1 conquista cada um.
Bundesliga
A Bundesliga é formada por 18 equipes e formam a elite do futebol alemão. Disputada em turno e returno, no sistema de pontos corridos, o campeão será a equipe que somar o maior número de pontos nas suas 34 rodadas.
O maior campeão da Bundesliga é o Bayer Munchen, com 29 títulos e o Borussia Dortmund com 8 títulos é o segundo maior campeão. Além destes, outros 10 clubes venceram a Budesliga. São eles: o Borussia Dormund (8 títulos), Borussia Monchengladbach (5 títulos), Hamburgo (6 títulos), Stuttgart (5 títulos), Werder Bremen (4 títulos), FC Koln e Kaiserlauten (2 títulos cada um) e fechando a lista, com 1 título cada um, Eintracht Braunschweig, Munchen 1860, FC Nurnberg e Wolsburg.
O Hamburgo era até essa temporada, o único clube alemão a ter disputado todas as edições da Bundesiga, mas acabou sendo rebaixado.
Outra curiosidade é que dois grandes da Alemanha nunca venceram a Bundesliga. Bayern Leverkusen e Schalke 04 jamais venceram essa importante competição.
Copa Libertadores da América
A Copa Libertadores da América é o mais cobiçado troféu do continente americano. Organizada pela Commebol, a Copa Libertadores tem a participação de um total de 47 equipes, sendo que 32 delas vão disputar a fase de grupos e 16 irão decidir o título em jogos “mata-mata” ida e volta.
Leia também: Libertadores da América: história, campeões e curiosidades
O Independiente da Argentina, com 7 conquistas é o maior campeão da Libertadores, seguido do Boca Juniors com 6 conquistas, Peñarol com 5 conquistas e Estudiantes e River Plate com 4 títulos. Na sequencia, temos 5 equipes tri campeãs da América: Olímpia, Nacional do Uruguai, São Paulo, Grêmio e Santos. Os bicampeões são o Cruzeiro, Atlético Nacional da Colombia e o Internacional de Porto Alegre. Outras 12 equipes venceram pelo menos uma vez a Copa Libertadores e são elas: Palmeiras, Colo-Colo, Racing, Flamengo, Argentino Juniors, Velez Sarsfield, Vasco da Gama, Once Caldas, LDU de Quito, Corinthians, Atlético Mineiro e San Lorenzo.
Campeonato Brasileiro
Fechando a lista, temos o nosso campeonato, o Brasileirão. Atualmente disputado no sistema de pontos corridos, com 20 equipes disputando jogos em turno e returno, o campeão será a equipe que somar maior número de pontos nas 38 rodadas do campeonato.
Embora com diferentes formatos, regulamentos e até nomes, o campeonato brasileiro é disputado desde 1959, quando foi disputada a primeira Taça Brasil, vencida pelo Bahia.
Leia também: Guia do Brasileirão 2021
Assim, o campeonato brasileiro ao longo de sua história consagrou 17 clubes, sendo o Palmeiras o clube mais vezes campeão, com 10 títulos, seguido do Santos com 8 conquistas, Corinthians com 7 e São Paulo com 6. O Flamengo vem logo atrás, com 5, seguido do Cruzeiro, Vasco da Gama e Fluminense com 4 conquistas cada um. O internacional tem 3 conquistas, enquanto que o Grêmio, o Botafogo e o Bahia vem na sequencia, com 2 conquistas cada um. Com 1 título cada um, fecham a lista o Atletico Mineiro, o Guarani, o Atletico Paranaense, o Coritiba e o Sport Recife.
Site Oficial do Campeonato Brasileiro
Outros conteúdos:
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.