Início » O futebol é decidido nos detalhes

O futebol é decidido nos detalhes

  • O Jogo
O futebol é decidido nos detalhes

Porto Alegre, Arena do Grêmio, 21 de setembro de 2016. São quase 22 horas da noite.

Weverton, goleiro do Atlético Paranaense faz sinal ao seu treinador, pedindo autorização para cobrar o pênalti.

É a sétima cobrança da decisão, entre Grêmio e Atlético Paranaense, por uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil.

O Grêmio amarga longos 15 anos sem títulos no cenário nacional ou internacional.

Essa noite estreia Renato Gaúcho no comando técnico do Grêmio. Uma nova história começa a ser construída no Grêmio.

Uma cobrança de penalidade, que lá em 2016 poderia ter mudado o destino do Grêmio. Uma única cobrança, cujo resultado ainda ecoa nos dias de hoje.

Naquela fase da Copa do Brasil, o Grêmio havia vencido o jogo da ida em Curitiba pelo placar de 1 x 0, gol do colombiano Bolaños.  E nessa noite, no jogo da volta, o CAP acabava de devolver o placar em gol de André Lima na falha grotesca do goleiro Marcelo Ghroe.

A decisão por pênaltis já se encontrava na fase das cobranças alternadas, depois de empatar em 2 x 2 nas 5 primeiras cobranças.

Como o Grêmio com Kannemann já havia desperdiçado a sua cobrança, bastava ao goleiro Weverton converter a penalidade e pronto: o Grêmio estaria eliminado e o CAP avançaria para enfrentar o Palmeiras nas quartas-de-final.

Weverton faz a cobrança e Ghroe defende.

Na sequência, o atacante Guilherme do Grêmio marcaria e Paulo André, acertando a trave selaria a classificação do Grêmio.

 

Na continuação daquele ano, o Grêmio consagra-se campeão da Copa do Brasil em 2016. E graças a esse título, o Grêmio se classifica para a Libertadores da América em 2017. O Grêmio então vence (com méritos) a Copa Libertadores em 2017. E por conquistar a Libertadores, disputa e ganha a Recopa da América em 2018.

Três grandes conquistas que poderiam não ter acontecido, se a cobrança de Weverton tivesse terminado no fundo da rede. Um detalhe que mudou a história. Como tantos outros do futebol.

A bola na trave, a defesa milagrosa, o pé salvador do zagueiro sobre a linha. O passe errado, o cruzamento certeiro, o esforço recompensado de recuperar uma bola perdida.

Futebol é detalhe.