Início » Futebol Uruguaio » História do futebol uruguaio

História do futebol uruguaio

Gol do Uruguai contra o Brasil na final da Copa de 1950

O futebol chegou ao Uruguai pelas mãos de imigrantes ingleses que se instalaram no país no final do século XIX. Esses britânicos queriam reproduzir o modo de vida que tinham em seu país natal, então fundaram vários clubes e colegios no estilo inglês. E foi nesses locais que vários esportes nascidos na Inglaterra começaram a ser praticados, entre eles o futebol.

Por isso, o primeiro jogo de futebol registrado no Uruguai foi em 1881, entre dois clubes esportivos fundados pelos ingleses: o Clube de Remo de Montevidéu e o Clube de Críquete de Montevidéu.

Somente em 1891 foi fundado o primeiro clube dedicado exclusivamente à prática do futebol: o Albion Football Club, que atualmente atua na segunda divisão do futebol uruguaio.

Nesse mesmo ano foi fundado o Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC), time em que ingleses e uruguaios podiam jogar. Em 1913, passou a se chamar Peñarol. Hoje é a equipe que mais campeonatos uruguaios, com 50 títulos no total.

Em 1899 foi fundado o Club Nacional de Fútbol, com a condição de que ali só pudessem jogar pessoas nascidas no Uruguai. É o outro grande time do futebol uruguaio que, até hoje, possui 48 títulos no campeonato uruguaio.

Peñarol e Nacional disputam atualmente o clássico mais importante do futebol uruguaio, e sua rivalidade é considerada a mais antiga do futebol mundial, fora da Grã-Bretanha.

Em 30 de março de 1900 foi fundada a Asociación Uruguaya de Fútbol (AUF), por iniciativa do Albion Football Club, que convidou outras três equipes para fazerem parte da associação: Deutscher Fussball Klub, Uruguai Athletic e o CURCC, time que venceu a primeira edição do Campeonato Uruguaio. A partir do ano seguinte, o Nacional ingressou na AUF e passou a participar de torneios.

Em 1916, a AUF, junto com as associações de futebol da Argentina, Brasil e Chile, fundou a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL).

Em 1922, devido a conflitos políticos, o Club Atlético Peñarol foi desligado da AUF e decidiu criar uma federação paralela: a Federación Uruguaya de Fútbol (FUF). Porém, FIFA e CONMEBOL apenas reconheceram como oficial o campeonato organizado pela AUF. Em 1927, depois de dois anos em que nenhum dos dois torneios foi disputado no Uruguai, as duas associações foram unificadas e o Campeonato Uruguaio foi disputado novamente.

Em 6 de abril de 1932, foi instituído o regime profissional no país, pois até então o futebol uruguaio tinha caráter amador.

O futebol uruguaio é, sem dúvida, um dos mais importantes da América do Sul. A seleção nacional tem duas Copas do Mundo (1930 e 1950) e duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos (1924 e 1928), que são considerados pela FIFA como campeonatos mundiais.

Nacional e Peñarol, os maiores times do país, acumularam 8 Copas Libertadores e 6 Copas Intercontinentais. Entre essas duas equipes, além disso, conquistaram 98 edições do Campeonato Uruguaio, das 117 disputadas até o momento.