Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1979 (após a divisão com o estado do Mato Grosso)
Período de disputa: Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 10
Primeiro campeão: Operário (1979)
Maior campeão: Operário (11 títulos)
Campeão atual: Águia Negra (2019)
Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Sul Mato-grossense
Primeira Fase: Na primeira fase, as 10 equipes se enfrentam em turno único, classificando-se as 8 primeiras para quartas de final.
Fase final: As fases de quartas, semifinal e final serão no sistema de mata-mata, ida e volta, até a determinação do campeão sul-mato-grossense.
Rebaixamento: os dois últimos colocados da primeira fase do Campeonato Sul Mato-grossense serão rebaixados para a segunda divisão.
Vagas: Campeão e vice tem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão.
Tabela do Campeonato Sul Mato-grossense
Curiosidades do Campeonato sul-matogrossense
- A cidade de Corumbá foi protagonista para a organização do futebol no estado.
- Em 2007, o atacante Sérgio Ferraz Ramos, mais conhecido como Serginho Matador, marcou 22 gols em 21 jogos e é o recordista de gols em uma única edição do estadual.
Principais jogadores revelados pelo futebol sul mato-grossense
- Muller: natural de Campo Grande, o atacante destacou-se em pelo São Paulo, Torino, Palmeiras e Cruzeiro. Fez parte do grupo da seleção brasileira campeã do mundo em 1994.
- Keirrison: revelado pelo CENE de Campo Grande, o atacante teve grande destaque pelo Coritiba e pelo Palmeiras, até ser negociado com o Barcelona. Não teve sucesso na europa e retornou ao Brasil para jogar no Santos.
- Alex Dias: natural de Rio Brilhante, o atacante, jogou pelo Clube do Remo, Goiás, Sant Etienne e PSG (França), Vasco, São Paulo e Fluminense.
- Lima: revelado pelo Operário, o centroavante Lima teve grande passagem pela dupla Grenal nos anos 80 e 90, além de uma boa passagem pelo Benfica de Portugal.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.