Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1959
Profissionalizado em: 1976
Período de disputa: Janeiro e Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 12
Primeiro campeão: Grêmio Brasiliense (1959)
Maior campeão: Gama (13 títulos)
Campeão atual: Brasiliense de Taguatinga (2021)
Regulamento e fórmula de disputa do Candangão
Fase Classificatória: as 12 equipes jogam entre si em jogos de ida, totalizando onze rodadas. As oito equipes com o maior número de pontos conquistados na primeira fase classificam-se para as quartas de final do Campeonato Brasiliense.
Fases finais: As quartas, semi e final são disputadas em jogos eliminatórios de ida e volta.
Rebaixamento: os dois últimos colocados na fase classificatória são rebaixados para a segunda divisão.
Vagas: campeão e vice garantem vaga na Copa do Brasil, na Série D do Brasileirão e na Copa Verde.
Curiosidades do Candangão
- Em 2018, Luiziânia x Gama tiveram jogo adiado porque 19 jogadores do Luziânia contraíram uma virose e não tinha condições de jogo.
- O jogo Bolamense x Luziânia, no dia 15/02/18 registrou o menor público da história do campeonato com 8 pagantes apenas.
- O jogo Gama x Ceilândia teve todas as 6 substituições por lesão ainda no primeiro tempo da partida. No segundo tempo, mais uma lesão no Gama e o time teve que terminar o jogo com 1 jogador a menos.
- O Ceilândia ameaçou não disputar o Candangão 2020, culpando até a imprensa pelas dificuldades do clube. Finalmente, o clube não só vai participar da competição como contratou um hipnólogo para trabalhar com os jogadores durante a competição.
Principais jogadores revelados no Distrito Federal
- Lúcio: zagueiro revelado pelo Planaltina e pelo Guará, ambos do Distrito Federal, teve grande destaque atuando pelo Internacional, Palmeiras e na europa pelo Bayer Leverkunsen, Bayern Munich e Internazionale. Foi zagueiro titular da seleção brasileira campeã do mundo em 2002.
- Washington: centroavante que ficou conhecido como “Coração Valente” iniciou nas categorias de base do Brasilia. Teve grande destaque jogando pelo CAP e pelo Fluminense. Foi duas vezes artilheiro do Brasileirão, em 2004 e 2008. Parou de jogar por problemas cardíacos.
- Amoroso: revelado pelo Minas Tênis Clube em Brasília, com passagem pelo ASSEF e descoberto pelo Guarani de Campinas, o atacante teve sua melhor fase da carreira jogando pela Udinese, Borussia Dortmund e São Paulo, tendo neste último conquistado a Copa Libertadores de 2005.
- Felipe Anderson: natural de Santa Maria, no DF, o meia começou na escolinha do SCR Gaminha, antes de fazer teste para jogar no Coritiba. Jogou 3 anos no Santos, antes de ir para a Lazio onde se destacou e foi contratado pelo West Ham da Inglaterra.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.