Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1914
Profissionalizado em: 1964
Período de disputa: Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 8
Primeiro campeão: Manaos Athletic (1914)
Maior campeão: Nacional – AM (43 títulos)
Campeão atual: Rio Negro de Manaus (2021)
Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Amazonense
Primeiro turno: as oito equipes jogam entre si, jogos de ida, com 4 equipes avançando à semifinal. O confronto semifinal tem o 1º colocado contra o 4º e o 2º contra o 3º em jogo único. A final do turno também será em jogo único e o vencedor tem vaga assegurada na final.
Segundo turno: s oito equipes novamente jogam entre si, jogos de volta, com 4 equipes avançando à semifinal. O confronto semifinal tem o 1º colocado contra o 4º e o 2º contra o 3º em jogo único. A final do turno também será em jogo único e o vencedor tem vaga assegurada na final.
Final: os campeões de cada turno se enfrentam em dois jogos ida e volta para definir o campeão. Se uma equipe vencer os dois turnos será declarada campeã do Campeonato Amazonense, sem a necessidade dos jogos finais.
Rebaixamento: As duas equipes de piores campanhas no somatório dos turnos são rebaixadas
Vagas: o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão.
Tabela do Campeonato Amazonense
Curiosidades do Campeonato Amazonense
- O campeonato do amazonas é um fracasso de público. Em 2015, por exemplo, em 96 jogos, o público total foi de 33.323 torcedores, ou seja, média de 347 por jogo. O público somado dos 96 jogos não lotaria a Arena da Amazônia, que tem capacidade para 44.300 torcedores.
- Nacional, Rio Negro e Fast Club são os 3 clubes do estado que disputaram a 1ª divisão do Brasileirão, mas a ultima vez que o estado teve representação na elite do futebol foi em 1986 com o Nacional.
- O Manaus Futebol Clube, atual campeão, é um clube novo, fundado em 2013 e conquistou seu terceiro título estadual.
- Até 2004, somente clubes da cidade de Manaus haviam conquistado o título estadual. Em 2005 o primeiro título do interior com o Grêmio Coari, da cidade de Coari.
Principais jogadores revelados pelo futebol do Amazonas
- Amado Benigno: natural de Lábrea-AM, o goleiro foi o primeiro jogador do Amazonas a jogar pela seleção brasileira. Atuou no Flamengo onde disputou 124 partidas e está entre os 15 goleiros que mais atuou pelo clube.
- Fabio Bala: natural de Manaus, o atacante se destacou pelo Fluminense, tendo também jogado no Grêmio e no Avaí.
- Lima: volante natural de Manaus, jogou no São Paulo, na Roma, no Lokomotiv Moscow e em varios clubes do mundo, voltando ao Brasil para encerrar a carreira no Nacional de Manaus.
- Gilmar Popoca: natural de Manaus, o meia jogou por clubes como Flamengo, São Paulo, Vitória e Botafogo e teve passagens pela seleção brasileira sub-23.
- Soares: natural de Manaus, o centroavante jogou pelo Fluminense onde foi campeão da Copa do Brasil em 2007. Ainda atuou pelo Grêmio, Cruzeiro e vários outros clubes do futebol brasileiro.
- Iriney: meia revelado pelo Nacional do Amazonas, atuou em clubes da Espanha tendo maior destaque no Betis onde jogou 123 partidas.
- Berg: meia revelado pelo Rio Negro, teve destaque atuando pelo Botafogo nos anos 80 e 90. Jogou ainda no Athletico Paranaense. Faleceu em 1996, após um infarto, quando jogava futebol com amigos no Rio de Janeiro.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.