Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1916
Profissionalizado em: 1963
Período de disputa: Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 6
Primeiro campeão: Parnahyba (1916)
Maior campeão: River-PI (31 títulos)
Campeão atual: River-PI (2019)
Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Piauiense
Primeira fase: Na primeira fase, as seis equipes jogam entre si em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos (fase classificatória). Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais.
Fase final: as semifinais do Campeonato Piauiense são disputadas em jogos de ida e volta. Os vencedores das semifinais disputam a final também em jogos de ida e volta.
Rebaixamento: atualmente, o campeonato piauiense não contempla o rebaixamento.
Vagas: Campeão e vice tem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão. O campeão garante vaga também Copa do Nordeste.
Tabela do Campeonato Piauiense
Curiosidades do Campeonato Piauiense
- Jânio do Galo é um ilustre torcedor do River do Piauí que sempre leva com ele um galo para acompanhar os jogos do time do coração.
- Embora tenha apenas 6 clubes na 1a Divisão, o campeonato piauiense tem segunda divisão, ainda que não tenha sido disputada em 2017 e 2018. Atualmente, há 5 equipes na segunda divisão.
Principais jogadores revelados pelo futebol do Piauí
- Zé Maria: piauiense, natural de Oeiras, o lateral ficou famoso jogando por clubes como Internazionale, Palmeiras e Flamengo. Também atuou 25 vezes pela seleção brasileira.
- Carlinhos: natural de Piripiri, o lateral foi revelado no 4 de Julho e passou por vários clubes antes de chegar ao Coritiba, onde atuou por 5 temporadas. Na sequencia, transitou por Goiás, América Mineiro e Fortaleza.
- Rômulo: natural de Picos, o volante teve passagem importante pelo Vasco da Gama, além de ter jogado também no Flamengo e Grêmio.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.