Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1917
Período de disputa: Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 10
Primeiro campeão: América (1917)
Maior campeão: Rio Branco (37 títulos)
Campeão atual: Real Noroeste de Aguia Branca (2021)
Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Capixaba
Fase Classificatória: as 10 equipes jogam entre si em jogos de ida, totalizando nove rodadas. As oito equipes com o maior número de pontos conquistados na primeira fase classificam-se para quartas de final.
Fases finais: As quartas, semi e final são disputadas em jogos eliminatórios de ida e volta.
Rebaixamento: os dois últimos colocados na fase classificatória são rebaixados para a segunda divisão.
Vagas: O campeão do Campeonato Capixaba garante vaga na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.
Curiosidades do Campeonato Capixaba
- Entre 1917 e 1930, somente equipes da capital Vitória disputavam a competição.
- Em 1971, Desportiva x Rio Branco decidiram o campeonato. A Desportiva venceu, mas como usou 2 jogadores de forma irregular, os jogos foram cancelados e a federação agendou novos jogos em outras datas. A Desportiva se negou a jogar e o Rio Branco foi declarado campeão.
Principais jogadores revelados pelo futebol capixaba
- Geovani: meia revelado pelo Desportiva Ferroviaria, destacou-se pelo Vasco onde suas atuações o levaram até a seleção brasileira. Também atuou pelo Bologna, da Itália.
- Sávio: também revelado pelo Desportiva Ferroviaria, o atacante Sávio teve grande passagem pelo Flamengo que motivou a contratação pelo Real Madrid onde atuou mais de 150 jogos.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.