Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1918
Período de disputa: Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 8
Primeiro campeão: Cotinguiba (1918)
Maior campeão: Sergipe (35 títulos)
Campeão atual: Freipaulistano (2019)
Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Sergipano
Primeira fase: as 8 equipes jogam em turno único e as 4 primeiras avançam para a fase seguinte.
Segunda fase: os 4 classificados disputam um quadrangular, onde o clube que somar o maior número de pontos será o campeão do Campeonato Sergipano.
Rebaixamento: os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados a segunda divisão.
Vagas: O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil, Copa Nordeste e Serie D do Brasileirão.
Tabela do Campeonato Sergipano
Curiosidades do Campeonato Sergipano
- O primeiro clube do futebol de Sergipe foi fundado por um garoto de 17 anos, Mário Lins de Carvalho. Ele mobilizou os amigos e fundou o Sport Club Lux, que logo mudou de nome para Club do Football Sergipano, hoje extinto.
Jogadores revelados pelo futebol de Sergipe
- Diego Costa: natural de Lagarto, Sergipe, o atacante foi revelado pelo Barcelona de São paulo e transferiu-se para a europa antes mesmo de jogar em clubes brasileiros. Consagrou-se jogando pelo Atlético de Madrid e pelo Chelsea. Naturalizou-se espanhol e teve varias convocações para a seleção espanhola, chegando a disputar a Copa do Mundo de 2014.
- William Thiego: natural de Aracaju e revelado pelo Sergipe, o zagueiro jogou no Grêmio, Figueirense e Chapecoense. Foi uma das vitimas fatais no fatídico acidente da Chapecoense, em 2016.
- Geuvânio: natural de Ilha das Flores e revelado pelo Jabaquara AC, o atacante estreou profissionalmente em 2012 pelo Santos onde foi campeão paulista em 2015.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.