Raio X do Campeonato
Divisões: 2
Realizado desde: 1908
Período de disputa: Janeiro a Abril
Número de clubes na 1ª Divisão: 10
Primeiro campeão: Parahyba FC (1908)
Maior campeão: Botafogo (30 títulos)
Campeão atual: Botafogo (2019)
Regulamento e fórmula de disputa do Campeonato Paraibano
Fase Classificatória: na fase classificatória os 10 clubes se dividem em 2 grupos de 5 e disputam turno e returno contra os clubes da outra chave.
Fase final: as semifinais serão disputadas em jogos mata-mata, ida e volta, assim como a final.
Rebaixamento: O último colocado de cada grupo do Campeonato Paraibano será rebaixado.
Vagas: Campeão e vice garantem vaga na Serie D do Brasileirão, caso não tenham vaga em outra série nacional. O campeão disputa ainda a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste, e o vice garante vaga na Copa do Brasil.
Tabela do Campeonato Paraibano
Curiosidades do Campeonato Paraibano
- É um dos 4 campeonatos estaduais mais antigos do Brasil.
- A primeira vez que o paraibano foi transmitido pela TV paga foi pela TV Assembleia Paraíba, em 2005.
- Em 1975, o Campinense entrou na justiça alegando que o Nacional de Patos havia escalado um jogador irregular. O campeonato foi paralisado e nunca mais terminou. Assim, o Botafogo (campeão do 1o turno) e o Treze (campeão do 2o turno) foram declarados campeões.
Principais jogadores revelados pelo futebol da Paraíba
- Índio: natural de Cabedelo, Indio foi um atacante que jogou por Bangu, Flamengo, Corinthians, Espanyol e América. Também disputou a Copa do Mundode 1954 pela seleção brasileira.
- Rinaldo: revelado pelo Campinense, o ponta esquerda Rinaldo destacou-se pelo Santa Cruz o que despertou interesse do Fluminense, onde jogou duas temporadas. Jogou ainda no São Paulo e em outros 9 clubes do Brasil e exterior.
- Mazinho: talvez o mais ilustre atleta paraibano, Mazinho começou no Santa Cruz da Paraiba e logo foi para o Vasco. O lateral direito destacou-se ainda no Palmeiras e no Celta de Vigo, entre outros clubes. Foi campeão do mundo pela seleção brasileira em 1994.
- Marcelinho Paraíba: revelado pelo Campinense, Marcelinho Paraiba foi idolo e artilheiro por onde passou. Destacou-se principalmente no São Paulo, Hertha Berlim, Grêmio e Flamengo.
Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior. Um dos milhões de apaixonados por futebol nesse quintal chamado terra. Torcedor do Grêmio no Brasil, do Racing na Argentina e do Millonarios na Colômbia, vivi em 5 países da América Latina e conheci o futebol latino na sua raíz. E aprendi a ler o jogo.